Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Principessa

lifestyle blog por sofia

Qua | 31.08.16

Regresso às aulas | trabalhador-estudante

Sofia Silva

O regresso às aulas é sempre uma altura importante na vida de qualquer estudante. É o momento em que se colocam questões como "será que escolhi o curso certo?". Esta, eu acho, é a mais frequente para quem ambiciona uma carreira profissional de sucesso e com crescimento sustentado. 

Quando, ao mesmo tempo,  trabalhamos, as dúvidas e as questões aparentemente sem resposta avolumam-se: "será que vou conseguir conciliar o meu emprego com os meus estudos?", "será que vou passar muitas noites sem dormir porque tenho de estudar?", "será que vou ter de faltar?", são apenas algumas inseguranças com que tive de lidar há um ano atrás.

 

Hoje, sei que é possível conciliar o trabalho com os estudos e, quase sempre, basta querer!

Quando vos anunciei o Giveaway da agenda Mr Wonderful, disse-vos que "a organização é um tema de elevada importância para mim, tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que garante mais qualidade de vida: aumenta a produtividade e por consequência as horas de um dia", lembram-se disso?

 

IMG_2278.JPG

 

O facto de trabalhar durante o dia e estudar à noite, fez com que fosse ainda mais organizada porque, entre reuniões e testes, tem de haver tempo para a família e para os amigos.

Não tenham receio de organizar o vosso dia ao minuto, vão ver que, se tiverem horas para cada tarefa, vai ser tudo mais fácil.

Sugiro que aproveitem a agenda do telemóvel ou uma agenda em papel e escrevam tudo (até as coisas que fazem diariamente): despejem a vossa cabeça como fazem com os bolsos quando chegam a casa. 

Lembrem-se que o dia tem apenas 24 horas e todos os intervalos entre tarefas são oportunidades - os chamados minutos preciosos. 
Sim, estou a falar daqueles 20 minutos no metro que podem servir para rever a matéria dada no dia anterior!

Não deixem tudo para a "última da hora" porque não vale a pena estarmos a sobrecarregar-nos e a testar os nossos limites para entregar um trabalho ou estudar no dia anterior a um teste. Às vezes, quando mais precisamos, os planos podem sair furados e sermos confrontados com um dia de trabalho intenso. 

Lição? Fazer sempre as coisas com tempo. 

 

Quando tiverem trabalhos de grupo, estabeleçam atempadamente as tarefas que cada um tem e os prazos para entrega e revisão do trabalho, é muito importante conseguirem um dia em que estejam todos juntos para organizar todos os detalhes e a respetiva apresentação.

 

Em relação ao material escolar, não compliquem: basta uma esferográfica (eu costumo utilizar azul), uma ou duas canetas de cor (costumo utilizar as Staedtler, conhecem?), lapiseira, borracha, marcadores e post-it.

 

Último conselho: Preparem-se bem para os primeiros dias de faculdade porque não são fáceis (nada é impossível). É que depois de um dia de trabalho, só pensamos em chegar a casa e descansar (e no inverno ainda mais) mas não faltem à faculdade, é muito importante estabelecermos vários objetivos e cumprir até ao último segundo: uma aula a menos pode ser uma dor de cabeça a mais (vão ter mais dificuldade para estudar e por consequência perder mais tempo).

 

Trabalham e estudam? Quais as vossas dicas para um ano sem dores de cabeça?

 

 

Acompanhem as novidades no Facebook e no Instagram

16 comentários

Comentar post